04 junho 2012

Guia da boa esposa

Desde quando li esse texto, tive vontade de traduzi-lo para compartilhar com vocês. 
Não posso dizer que concordo totalmente com ele e nem que discordo totalmente dele. 
Minha filosofia é mais voltada ao trabalho em equipe. Da família como um time. Do um por todos e todos por um.


O texto a seguir é dos anos 50. Extraído de um livro de economia doméstica, voltado a alunas do ensino médio, preparando-as para a vida de casada.


Guia da boa esposa.

Apronte o jantar. Planeje com antecedência, até mesmo na noite anterior, para ter uma refeição deliciosa quando ele chegar. É uma forma de fazer com que ele saiba que você pensou nele e se preocupa com suas necessidades. Muitos homens chegam em casa famintos e, a perspectiva de uma boa refeição (especialmente seu prato preferido) faz parte do necessário aconchego de boas-vindas.

Prepare-se. Tire 15 minutos para descansar e estar revigorada quando ele chegar. Retoque a maquiagem, coloque uma fita no cabelo e pareça renovada. Afinal, ele esteve cercado por pessoas vestidas para o trabalho.

Esteja alegre e interessante. Ele teve um dia entediante, e animá-lo é uma de suas obrigações.

Arrume a bagunça. Percorra as principais áreas da casa mais uma vez logo antes dele chegar.

Recolha livros escolares, brinquedos, papéis e passe um paninho sobre as mesas.

Nos meses mais frios, prepare a lareira para que ele relaxe. Seu marido irá sentir que chegou ao paraíso da organização e descanso. Isso também fará com que se sinta bem, Afinal, cuidar do conforto dele a trará imensa satisfação pessoal.

Prepare as crianças. Tire alguns minutos para limpar suas mãos e rostos (se forem pequenos), penteie-os e, se necessário, troque-os de roupa. Eles são pequenos tesouros e seu marido gostaria de vê-los desempenhando esse papel. Minimize todo o barulho. No momento de sua chegada, elimine o ruído da lavadora, secadora ou aspirador. Tente incentivar as crianças a fazerem silêncio.

Fique feliz ao vê-lo.

Cumprimente-o com um sorriso carinhoso e mostre sinceridade em seu desejo de agradá-lo.

Ouça-o. Você pode ter dezenas de coisas importantes para falar, mas o momento da chegada dele não é a hora certa. Deixe-o falar primeiro - lembre-se, os assuntos dele são mais importantes que os seus.

Faça com que a noite seja dele. Não reclame se ele chegar tarde ou sair para jantar ou ir a outros locais de entretenimento sem você. Em vez disso, tente entender seu mundo de estresse e pressão, e sua real necessidade de estar em casa e relaxar.

Seu objetivo: tente garantir que sua casa seja um local de paz, organização e tranquilidade, onde seu marido possa se renovar de corpo e alma.

Não o receba com reclamações e problemas.

Não reclame se ele se atrasar para o jantar, ou mesmo se ficar fora a noite toda. Considere isso insignificante, comparado ao que ele deve ter passado durante o dia.

Faça com que se sinta confortável. Acomode-o numa poltrona confortável ou deite-o no quarto. Tenha uma bebida fria ou morna pronta para ele.

Ajeite o travesseiro e ofereça-se para tirar seus sapatos. Fale baixo, com a voz tranquila e agradável.

Não pergunte sobre suas atitudes ou questione seu julgamento ou integridade. Lembre-se, ele é o chefe da casa e, como tal, sempre cumprirá sua vontade com justiça e verdade. Você não tem o direito de questioná-lo.

Uma boa esposa sempre sabe seu lugar.







3 comentários:

  1. Geente! Realmente os tempos mudaram!
    E ainda bem ne!
    To adorando seu blog! To de seis meses de um menino.
    Beijos. Vou continuar lendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara! Obrigada pela visita!
      Ainda bem mesmo que os tempos mudaram! Mas sabe que em muitas coisas me inspiro em atitudes das minhas avós, que criaram os filhos sem fralda descartável e sem máquina de lavar!! (mas é claro que hoje eu uso e agradeço por essas invenções)

      Continue acompanhando, cadastre seu e-mail, siga e receba tudo de muito bom pra você e seu bebê! Sempre que precisar, comente ou deixe e-mail.

      Beijo!

      Excluir
  2. Obrigada pela visita e pelo comentário, que possamos trocar varias figurinhas de mães e filhas únicas rs achei esse texto super engraçado para os dias de hj, to com vontade de compartilhar no meu face rs
    Bjus

    ResponderExcluir