21 junho 2013

A hora do banho: com truques e sem segredos

A hora do banho é um sucesso quando seu filho sai mais molhado do que você.


Enquanto são bebês, dependem de todo o auxílio para essa hora que pode ser tão relaxante ou um verdadeiro filme de terror. 

Depois de ter passado por muitos banhos, tenho algumas recomendações e situações para compartilhar:


Antes de começar:
Tenha pronto a toalha, roupinha que vai vestir, fraldas, algodões, pomada em fácil acesso para não ficar em apuros quando terminar. É legal fechar as janelas e evitar correntes de ar (mas não precisa criar uma estufa em casa).

Uma toalha velha ou pano de chão por perto pode ser bem-vindo.. nunca se sabe.
 
Banheira:
É interessante para o começo. Qualquer uma serve, o fundamental é que tenha um bom apoio. Em cima de armários, cômodas, nem pensar! Há quem goste de usar em cima da cama... eu ainda acho que não vale a pena esse risco. Quedas podem ser muito perigosas!

Pra mim funcionou muito bem o modelo com suporte. Na dúvida, apoiar no chão é uma ótima opção!

Na verdade, usamos a banheira durante uns 4 meses. Depois desse período, passamos a dar o banho no chuveiro, segurando no colo. Foi uma experiência ótima. Só não recomendo para pessoas que têm muita insegurança para pegar o bebê. Para nós, foi super positivo e prático em todos os sentidos.
Funciona bem ter o auxílio de alguém para pegar o bebê no fim do banho para que você possa se secar. (Mas já dei muitos banhos assim sozinha... a gente acaba se virando, né?)


Temperatura da água:
Não recomendo termômetros, tabelas de temperatura etc. O velho bom senso ainda funciona muito bem! Encosta o antebraço na água e veja se está gostosinho. Simples assim.

Se você mora em regiões muito quentes, por favor, não cozinhe seu bebê na banheira!
Se você estiver num clima mais frio, apenas cuide para que o banho seja rápido e a água da banheira não fique muito fria.

No tempo em que usei a banheirinha, foi muito útil aquecer a água em chaleira elétrica. Em pouco tempo você tem 2 litros de água super quente, depois é só misturar água fria o suficiente. (aquecer no fogão demora muito e aqui em casa o chuveiro é a gás e não vale a pena ligar só para encher uma banheira de bebê)

Sabonetes, shampoos, etc e tal:
Eu acho os bebezinhos seres naturalmente limpinhos (modo de falar!). Quero dizer que não precisam de um super sabonete desengordurante, nem esponjas ou buchas de banho (só para brincar).
Quanto menos sabonete na pele do bebê, melhor. Use os neutros, sempre! Pouco shampoo para lavar o cabelinho e cuidado com os olhos (mesmo com produtos específicos para bebê)!! Capriche na higiene das dobrinhas, umbigo, bumbum.


Coisas que podem acontecer (e como eu reagi)

Na banheira, o bebê pode fazer xixi... relaxa e continua, é muita água pra pouco xixi... dá tudo certo!
O bebê também pode fazer cocô. Não dá pra fingir que nada aconteceu.Tire o bebê da água o mais rápido que puder. Pegue uma toalha, embrulhe o bebê e coloque num lugar seguro: carrinho, berço ou chão! Tire toda a água da banheira, limpe-a e comece tudo de novo!

Num dos primeiros banhos do meu filho, tive que trocar a água da banheira 4 vezes.... sim, ele fez coco 4 vezes!! Sorte que o marido estava em casa pra ajudar.. Na última vez eu estava quase pondo ele na água de fralda... mas não precisou....

Não rola dar banho pronta pra ir à festa. Eu nunca tive muito talento para dar banho sem me molhar e meus bebês começaram  a espalhar água no banho muito cedo (por isso, também, optamos pelo banho no chuveiro!)

Mesmo quando a água estiver numa temperatura super agradável, o bebê pode chorar muito no banho.  Ao serem colocados na águia se sentem muito soltos e inseguros. Procure apoiar o máximo que puder o corpinho do bebê, para evitar esses movimentos exagerados do corpo na água. 10 minutos na água é tempo mais que suficiente para um banho completo!



Acho que é isso. Espero que gostem! Se ficou alguma dúvida, pergunta pra MaMãe!










Nenhum comentário:

Postar um comentário