11 abril 2013

Tirando as fraldas do Menino - desfralde por acaso!


Olá a todos! Tudo bem com vocês?

Há tempos quero escrever esse post e só agora terei o prazer de compartilhar o relato de um desfralde completamente totalmente bem sucedido (na minha opinião).

Mas já aviso que é somente um relato de experiência... Não usamos nenhuma técnica moderna, nenhum livro miraculoso, nenhuma simpatia, nem reza, nem nada...


Aliás, acreditem se quiser (pois eu quase não acreditei.. foi quase por acaso!!

Bom, como já contei anteriormente, minha experiência com o desfralde da Menina não foi totalmente trágica, mas não foi a coisa mais agradável do mundo.

(Leia aqui como foi o desfralde da Menina)

Então, tomei a seguinte decisão para o Menino: não forçarei nada, sem prazos determinados, sem métodos de livrinho, sem dia nem hora pra começar.. (Na real, eu estava esperando que um dia ele chegasse pra mim e falasse: "mamãe, a partir de hoje eu quero usar cuecas e usar um penico.)

Depois de ter tomado essa decisão, fiquei muito tranquila e com nenhuma ansiedade relacionada ao processo de ensiná-lo a deixar as fraldas.

Olha como as coisas são... Um dia ao trocar a fralda dele, percebi que algumas estavam com defeito: faltava o fecho em uma das laterais. Como eram só umas poucas fraldas e o pacote já estava acabando, nem dei muita importância. Para aproveitar as fraldas, prendi a lateral defeituosa com fita crepe e deu tudo certo.

Ele foi brincar e fazer suas atividades de costume. Percebi que conforme ele se movimentava, a fita foi soltando e colou na perninha dele. Ele, todo incomodado, veio reclamar.

Como já estava precisando trocar a fralda, lá fui eu com a fita crepe de novo. Funcionou por um tempo e depois foi a mesma coisa.... fita grudada na perninha e ele reclamando: "Olha, mamãe, a fralda tá ruim!!"

(É aí que Deus escreve certo por linhas tortas e a gente tem que aprender a ler!)

Num instante de iluminação, falei pra ele: "Puxa, filho, está ruim mesmo...  você gostaria de colocar um cuequinha que é macia e não vai doer a perninha?" - Ele respondeu que sim! (Eu já tinha umas cuequinhas prontas na gaveta e o penico dele também já estava guardado, esperando o momento).

Em seguida já emendei: "Só que a cuequinha fica molhada com o xixi... pra ficar sequinha, tem que fazer no penico, igual a irmãzinha".

Ele topou. E o que aconteceu depois??

Passou o dia de cueca, pedindo pra fazer xixi quando tinha vontade (o primeiro pingo saia na cueca, mas ele conseguia segurar e fazer o resto no penico. Levou uma semana para aprender a segurar antes).

Naquele dia, tinha uma festinha de aniversário à noite. Antes de sair de casa ele se molhou todo. Aí não tive dúvida, levei de fralda mesmo (mas foi a única vez, chegando em casa foi só cueca).

Como consegui que ele fizesse um xixi antes de dormir, coloquei na cama de cueca também, com a coragem e uma toalha embaixo! (Nas duas primeiras semanas, aconteceu de escapar à noite umas cinco vezes... e só!!! Só!! Ele aprendeu a segurar, acordar e chamar pra ir ao banheiro).

Foi bem assim que aconteceu, em janeiro de 2013, aos 2 anos e 4 meses.


O que aprendi com isso:

Apressar as coisas atrapalha.

Estar fisicamente preparado não quer dizer emocionalmente preparado.

A criança sentirá segurança se os pais também o sentirem.


Sonhos que realizei novamente:

Tirar as fraldas no verão! (Uhuuuu!!)

Mandar os dois filhos pra escola sem fraldas! Yes!!



Novamente digo que é apenas um relato, nada foi combinado, nenhum método foi seguido.

Acho que vale a pena dar tempo ao tempo... nada de apressar as coisas.

Nada de brigar ou punir a criança.. incentive os acertos. Mostre os erros, mas ofereça alternativas com segurança. Assim, sua criança saberá fazer boas escolhas.

E lembre-se, às vezes é preciso voltar atrás e não há nada de errado nisso! (aliás, pra mim não foi um problema e sim, uma solução).

Grande abraço a todos e sucesso !!!

2 comentários:

  1. adoorei o post (: ja onde procurar quando precisar hehehe

    beijos me segue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Carol!
      Qualquer dúvida pode falar comigo, ok?
      Já estamos conectadas!

      Beijo e tudo de bom!!!!

      Excluir