07 março 2012

Intestino preso em crianças

Intestino preso em crianças
Stock.xchng: criswatk
Estou super feliz por compartilhar essa informação!

Minha filha tem um intestino daqueles preguiçosos....
Cada vez é aquela dificuldade.
E pior ainda é que ela come todo o tipo de coisa que solta o intestino.
Mamão, laranja, ameixa, azeite, tudo que você um dia ouviu falar que solta o intestino, ela come.

Após muitas tentativas (e longos momentos de pânico no penico) resolvi tentar algo que ainda não havia feito: conversar.

Então, expliquei a ela, pacientemente, que a gente simplesmente precisa fazer cocô. Todo mundo faz e é algo que acontece para que o nosso corpinho funcione bem. Disse-lhe, também, que a barriguinha da gente avisa quando está na hora do cocô sair, parece que tem algo se mexendo lá dentro e é nessa hora que a gente precisa parar tudo o que está fazendo e ir fazer cocô. Depois que terminar, pode ir brincar, correr, pular e tudo mais.

Parece absurdo dizer, mas depois dessa conversa, desses 5 minutinhos de conversa, tudo se resolveu. A Menina sabe se comunicar muito bem e tenho certeza que esse papo era o que faltava para ela entender que fazer cocô é uma coisa muito importante e é preciso realmente interromper um pouquinho qualquer outra  atividade para ir ao banheiro fazer suas necessidades.

Depois disso, ficou muito mais claro e fácil perceber que ela realmente "segurava" na hora que sentia vontade de evacuar. E isso durava dias (3 a 4 dias) deixando-a literalmente enfezada (cheia de fezes!).

Hoje, se percebo que ela está incomodada, e muito envolvida com alguma brincadeira, chego pertinho e falo pra ela que estou vendo um cocô lá na barriguinha dela e logo ele vai avisar que precisa sair. E falo que assim que ela sentir aquela mexidinha na barriga vamos correndo pro banheiro. Funciona bem. Ela está com 3 anos e faz direitinho mesmo quando estamos fora de casa.

E isso se tornou um momento até que divertido para nós. Se o cocô sai em mais de um pedaço ela diz que fez o cocô mamãe e o filhinho. Se saem mais ainda ela fala que fez uma família de cocô! :) Mas é raro acontecer, pois fezes não ressecadas costumam apresentar-se numa única massa, sem as famosas bolotinhas características do ressecamento (fezes em cíbalos ou, popularmente, "cocô de cabritinho").

Conclusão: se a criança for saudável e você já tentou de tudo com a alimentação, vale a pena ter essa conversinha pra contar como é importante fazer cocô pro nosso corpinho funcionar bem e a gente poder brincar e se divertir de montão e bem mais feliz!

ATENÇÃO: o uso de laxantes pode ser extremamente prejudicial!! (Pelamordedeus!) Converse sempre com o médico, questione e peça esclarecimentos.

Beijos aliviados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário